Gostou do artigo? Compartilhe!

Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

          A Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica representa um grande desafio para nós Cirurgiões Plásticos, pois temos que correlacionar as expectativas de nossas pacientes com a realidade cirúrgica. É fundamental avaliar cada caso e mostrar o que pode ser feito dentro dos limites de segurança da cirurgia.

          Dentre as cirurgias plásticas pós-bariátricas, as mais procuradas são a abdominoplastia e a mamoplastia, porém várias outras também são realizadas, como a braquioplastia (retirada do excesso de pele dos braços), cruroplastia (retirada do excesso de pele das coxas e até mesmo a gluteoplastia (aumento das nádegas). Lembro ainda que, o facelifting (lifting do rosto e pescoço), rinoplastia (modelagem do nariz) e procedimentos ancilares (botox e preenchimento com ácido hialurônico) também são procurados por muitos pacientes pós-bariátricos.

          Sabemos que nossas pacientes pós-bariátricas anseiam por corrigir os “excessos de flacidez” que podem acometer um ou vários segmentos do corpo. Diante dessa situação, muitas possuem dúvidas sobre quais cirurgias podem ser feitas e até qual a quantidade de pele pode ser retirada. Em geral, na avaliação pré-operatória analisamos a quantidade de flacidez que a paciente apresenta, discutimos a técnica cirúrgica adequada para o caso e repassamos as informações para a paciente sobre a “previsão” da quantidade de pele flácida que será retirada e também a estimativa de localização da cicatriz final.

          Sempre ressaltamos às nossas pacientes pós-bariátricas que a avaliação pré-operatória nos dá uma “previsão” do resultado final e isso é fundamental para que as expectativas criadas no pré-operatório sejam compatíveis com os resultados do pós-operatório.

 

Dr. Adevair Marques Filho

Cirurgião Plástico

CRM-RJ 52.108775-4